Mecanismo de Revelação

Janeiro 15 2012

Num determinado debate na SIC Notícias a certa altura Manuela Ferreira Leite, quando questionada por António Barreto se fazia sentido discutir se alguém com mais de 70 anos tem direito à hemodiálise,  afirma o seguinte

"Tem sempre direito se pagar"

Este comentário gerou imediatamente um chorrilho de indignações - mesmo insultos - à antiga ministra (1,2,3). É certo que frase utilizada não foi a mais acertado no contexto da hemodiálise em particular, mas a discussão centrava-se, não no tema particular da hemodiálise mas na possibilidade de racionamento de um sistema nacional de saúde que se poderá tornar excessivamente caro para o nível de riqueza produzido.

 

O que, no entanto, ficou registado no pensamento dos indignados foi a pretensa intenção de Manuela Ferreira Leite excluir os pobres dos cuidados de saúde. Mas esta interpretação literal daquilo que foi dito abstrai-se completamente daquilo que deveria ser fundamental para a discussão: a verdadeira questão de princípio. É impossível formar escolhas de consumo - seja do restaurante onde jantar hoje à noite, seja de cuidados de saúde - se essas escolhas encontram-se fora do alcance do que é permitido pela restrição orçamental. Sendo que o orçamento para os cuidados de saúde é necessariamente limitado pela capacidade de produção do país, então certas escolhas na prestação desses serviços têm necessariamente de ser feitas. 

 

Ou partindo da verdadeira questão de princípio o que teriam os indignados a criticar se em vez da hemodiálise e de pessoas de 70, estivéssemos a falar de um transplante de coração numa pessoa de 100 anos - com um custo de aproximadamente 1 milhão de euros. Devem ter todas as pessoas de 100 anos e necessidade de um transplante de coração ter esse procedimento como direito adquirido?

 

(Como complemento de uma discussão do género deixo aqui um pequeno vídeo de Milton Friedman).

 

publicado por Palamedes às 18:51
Etiquetas: ,

Assuntos económicos economizando no perdulário.
pesquisar neste blogue
 
mais sobre mim
RSS